COPA DO MUNDO 2026: VEJA QUAIS SELEÇÕES JÁ AVANÇARAM E QUAIS ESTÃO ELIMINADAS

                                                       Foto: Divulgação/FIFA
A Copa do Mundo de 2026 começou a definir os primeiros classificados para a fase eliminatória. Com metade da segunda rodada da fase de grupos concluída, três seleções já asseguraram presença no mata-mata e outras três deram adeus ao torneio. Confira: Seleções classificadas para o mata-mata México (líder do Grupo A) Estados Unidos (líder do Grupo D) Alemanha (líder do Grupo E) As equipes garantiram vaga antecipada e não podem mais ser ultrapassadas para fora da zona de classificação. Seleções elimin)Tunísia (lanterna do Grupo F)adas da Copa do Mundo Haiti (lanterna do Grupo C)Turquia (lanterna do Grupo D Sem pontuação suficiente, os três países não têm mais chances de avançar, nem mesmo entre os melhores terceiros colocados. Pelo regulamento da competição, os dois primeiros de cada um dos 12 grupos avançam às oitavas de final, assim como os oito melhores terceiros colocados. A última rodada da fase de grupos definirá as vagas restantes para o mata-mata.

Fonte: Metro 1
RETIRADA DE CARRETA APÓS ACIDENTE PROVOCA GRANDE CONGESTIONAMENTO NA BR-324, EM JACOBINA
No início da noite desta segunda-feira, 22 de junho de 2026, um grande congestionamento de veículos foi registrado na BR-324, na altura do contorno de Caém, na região de Jacobina. A lentidão no trânsito ocorreu após a necessidade de a Polícia Rodoviária interditar temporariamente a rodovia para a retirada de uma carreta que caiu em uma ribanceira, após se envolver em uma colisão com um veículo Strada no início da manhã. No acidente, duas pessoas — mãe e filha, que estavam no veículo Strada — sofreram ferimentos leves e foram socorridas para atendimento médico na UPA 24h de Jacobina.

Fonte: Augusto Urgente!

NO TOPO! MESSI SE ISOLA COMO MAIOR ARTILHEIRO DA HISTÓRIA DAS COPAS
Foto: Redes Sociais/@Leomessi

Lionel Messi alcançou mais uma marca histórica nesta segunda-feira (22). O camisa 10 da Argentina marcou durante a partida contra a Áustria, pela Copa do Mundo de 2026, e chegou a 17 gols em Mundiais, tornando-se o maior artilheiro da história da competição de forma isolada.

O recorde já havia sido igualado na estreia da Argentina no torneio, quando Messi marcou três vezes diante da Argélia e alcançou os 16 gols do alemão Miroslav Klose, antigo detentor da marca. Com o gol anotado contra os austríacos, o argentino assumiu sozinho a liderança do ranking histórico.

Com o novo feito, Messi ultrapassa definitivamente Klose e amplia a distância para outros nomes históricos das Copas, como Ronaldo Fenômeno, que marcou 15 gols, e Gerd Müller, autor de 14. Entre os jogadores em atividade, o francês Kylian Mbappé aparece mais próximo da marca, com 13 gols.

Os 17 gols de Messi foram marcados em 27 partidas de Copa do Mundo. O craque balançou as redes uma vez em 2006, quatro em 2014, uma em 2018, sete em 2022 e já soma quatro gols na edição de 2026.

Fonte: Varela Net
JAQUES WAGNER QUER CONVERSA "OLHO NO OLHO" COM LULA APÓS OPERAÇÃO DA PF
Foto: Ricardo Stuckert

O senador Jaques Wagner tenta marcar uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda nesta terça-feira (23). Caso o encontro não aconteça, a expectativa é que a conversa seja agendada ao longo desta semana.

A informação foi divulgada pela colunista Milena Ribeiro, do portal Metrópoles. O movimento ocorre após Wagner ser citado na mais recente fase da Operação Compliance Zero, investigação que apura supostas fraudes relacionadas ao Banco Master.

De acordo com aliados do parlamentar, o objetivo do encontro é permitir que o senador apresente pessoalmente sua versão dos fatos ao presidente da República.

“Jaques Wagner quer uma conversa de verdade, olho no olho, para explicar a situação”, afirmou uma fonte próxima ao senador.

Nos bastidores, interlocutores avaliam que Wagner pretende discutir com Lula os possíveis impactos políticos e eleitorais do caso. Segundo aliados, o senador acredita que o presidente precisa ouvir diretamente sua avaliação sobre a crise.

“Acho que Wagner vai ponderar com Lula os impactos eleitorais da situação, falando uma linguagem que o presidente entende”, afirmou uma fonte ligada ao parlamentar.

Apesar da pressão crescente nos bastidores para que deixe a liderança do governo no Senado, Jaques Wagner não considera renunciar ao cargo neste momento.

Aliados defendem que uma eventual saída agora seria precipitada. A estratégia, segundo pessoas próximas ao senador, é buscar uma alternativa política que permita enfrentar o desgaste provocado pela investigação sem a necessidade de decisões imediatas.

A Operação Compliance Zero investiga supostas irregularidades envolvendo o Banco Master e segue em andamento sob responsabilidade das autoridades competentes.

Fonte: Varela Net
COMERCIANTE MORRE VÍTIMA DE COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO EM ESTRADA VICINAL
Motociclista chegou a ser socorrido com vida pelo SAMU, mas não resistiu | Foto: JNV

Um grave acidente registrado por volta das 19h30 de domingo (21) resultou na morte de um motociclista na zona rural de Barrocas. A colisão envolveu uma motocicleta Honda Bros branca e um Chevrolet Onix cinza na saída do povoado Minação, estrada vicinal que liga a comunidade ao distrito Bandiaçu, em Conceição do Coité. As informações são do Jornal a Nossa Voz.

A vítima foi identificada como Joel Santiago Carvalho, 52 anos, morador de Minação e bastante conhecido na comunidade por atuar no comércio de carnes. Segundo as informações apuradas pelo JNV, ele conduzia a motocicleta no momento da colisão. O motorista do carro ainda não identificado oficialmente, também seria morador do Povoado.

Joel era bastante conhecido na região – Fotos JNV e Redes Sociais


Policiais militares e equipes do SAMU foram acionados para atender a ocorrência. O vereador Antônio Jerry, morador de Minação, esteve no local e acompanhou o socorro. Segundo ele, a vítima chegou a ser atendida e encaminhada com vida para o Hospital Municipal de Barrocas. “Ele saiu com vida ainda, mas não resistiu aos ferimentos”, relatou.

A notícia causou forte comoção no povoado de Minação, onde Joel era bastante conhecido e querido pelos moradores. Comerciante e magarefe, sua morte repercutiu rapidamente entre familiares, amigos e moradores da localidade. Não temos informações sobre as circunstâncias do acidente que deverão ser esclarecidas pelas autoridades competentes.

Fonte: Calila Noticias, parceiro do Augusto Urgente

PREFEITURAS DA BAHIA DEIXAM R$ 107 MILHÕES DO FUNDEB FORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENTRAM NA MIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Estado concentra maior valor não investido em educação infantil e também lidera falhas em investimentos na rede de ensino |Wilson Dias/Agência Brasil

Prefeituras de todo o Brasil deixaram de aplicar ao menos R$ 704,6 milhões do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) na educação infantil desde 2021, apesar da obrigatoriedade constitucional. Na Bahia, o cenário chama ainda mais atenção: o estado concentra o maior volume não aplicado do país, com R$ 107 milhões acumulados.

O que aconteceu com os recursos do Fundeb

Dados do Siope (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação), organizados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e divulgados pela Folha de São Paulo, mostram que 835 municípios descumpriram, total ou parcialmente, a exigência de investir parte dos recursos na educação infantil nos

O Fundeb reúne recursos de impostos estaduais e municipais, com complementação da União para garantir um valor mínimo por aluno. A distribuição leva em conta o número e o tipo de matrículas.

Segundo a reportagem, mesmo com regras claras, parte das prefeituras não aplicou os valores como previsto.

Bahia tem maior volume não aplicado do país

Na Bahia, o total de recursos do Fundeb que deixaram de ser aplicados na educação infantil chega a R$ 107 milhões, o maior entre todos os estados analisados, de acordo com a reportagem.

O jornal também detalha que outro ponto crítico envolve investimentos obrigatórios em infraestrutura e melhorias na rede de ensino. Desde a reformulação do fundo em 2021, 15% de uma parte da complementação da União deve ser destinada a esse tipo de gasto.

Ainda assim, municípios deixaram de aplicar R$ 426,6 milhões nessa finalidade em todo o país. Na Bahia, o valor não investido chega a R$ 99 milhões, novamente o maior volume entre os estados.

Ministério Público mira omissões

As irregularidades passaram a ser alvo do Ministério Público, que articula uma atuação coordenada em todo o país. O foco é cobrar a recomposição dos valores não aplicados e verificar se houve desvio para outras áreas.

Ao jornal, o promotor Lucas Sachsida afirmou: "Diante de notícia de milhares de crianças aguardando vaga na fila, parece inaceitável que haja valores não aplicados por parte dos entes".

Impacto direto nas vagas em creches

Somados, os valores não aplicados em educação infantil e investimentos chegam a R$ 1,1 bilhão. Segundo estimativas com base em parâmetros do Novo PAC, esse montante permitiria: a construção de 314 novas creches e a criação de cerca de 30 mil vagas em tempo integral. O dado ganha relevância diante da demanda: o Brasil registrou 826 mil crianças na fila por uma vaga em creche em 2025.

O que mudou com o novo Fundeb

A reformulação do Fundeb, em 2021, ampliou a participação da União no financiamento, passando de 10% até 2020 para 23% em 2026.

O modelo também passou a usar o VAAT (Valor Anual Total por Aluno), que considera todas as receitas da educação de estados e municípios, permitindo direcionar mais recursos para cidades com menor capacidade financeira.

Metade desses recursos deve ser destinada à educação infantil, com base no IEI (Índice de Educação Infantil), indicador específico de cada município.

Bahia teve avanço no investimento, mas ainda enfrenta falhas

Apesar dos problemas atuais, dados comparativos analisados pelo jornal indicam mudança no padrão de investimento na Bahia após o novo Fundeb.

Em 2020, a maioria dos municípios baianos estava na faixa mais baixa de investimento por aluno, de até R$ 8 mil. Em 2025, o cenário mudou, com predominância de faixas superiores, acima de R$ 15 mil, indicando aumento no volume aplicado.

Fonte: BNews





 EX-JOGADOR DO FLUMINENSE DE FEIRA É M0RTO A T1ROS EM AT4QUE A BAR

O ex-jogador Ivan Fiel da Silva, mais conhecido como Brasão, foi morto a tiros durante um ataque em um bar no bairro Vila Esperança, no sul de Santa Catarina. O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (19). Brasão foi morto a tiros em ataque a bar Crédito: Reprodução/Redes sociais De acordo com a delegacia local, outro homem, identificado como João Roberto Pereira de Oliveira, também morreu no local. As informações são do ge Santa Catarina. Nascido em São Paulo, Brasão construiu grande parte de sua carreira em Santa Catarina. Ele passou por clubes como Tubarão, Atlético de Ibirama, Concórdia, Navegantes, Inter de Lages, Camboriú, Guarani de Palhoça e Almirante Barroso. O ex-jogador também defendeu as camisas de Athletico-PR, Atlético Goianiense, Santa Cruz, Treze, Brasil de Pelotas, Fluminense de Feira e Vitória da Conquista. Ao longo da carreira, conquistou o Campeonato Goiano de 2010 pelo Atlético Goianiense e a Série B do Campeonato Catarinense de 2014 pelo Inter de Lages.

Fonte: Correio

MAIS DE 600 PESSOAS SÃO PR3SAS EM OPERAÇÕES DE SEGURANÇA ANTES DO SÃO JOÃO NA BAHIA

Mais de 600 pessoas foram presas na Bahia durante ações de segurança realizadas desde o início de junho até esta sexta-feira (19), no período que antecede os festejos juninos. Além das prisões, as forças de segurança apreenderam mais de uma tonelada de fogos de artifício irregulares em diversas regiões do estado. Foto: Divulgação / Ascom-PCBA De acordo com a Polícia Civil da Bahia, as ações da Operação Malhas da Lei resultaram, em pouco mais de 15 dias, na prisão de 616 suspeitos envolvidos em diferentes tipos de crimes. Paralelamente, a Operação Em Chamas retirou de circulação mais de uma tonelada de fogos de artifício clandestinos. A fiscalização segue em andamento com o objetivo de combater a comercialização e o armazenamento irregular desses produtos durante o período junino. Entre os presos estão foragidos da Justiça e suspeitos de envolvimento em crimes como homicídio, feminicídio, latrocínio (roubo seguido de morte), tráfico de drogas, organização criminosa, violência doméstica e familiar, além de furtos, roubos e outros delitos contra o patrimônio. Somente no interior da Bahia foram registradas 394 prisões durante as operações. Segundo as forças de segurança, as ações têm como objetivo reforçar a proteção da população e dos turistas que participarão dos principais festejos juninos realizados nos municípios baianos. A expectativa é que o reforço nas operações contribua para a redução dos índices de criminalidade e garanta mais tranquilidade durante as celebrações de São João em todo o estado.

Fonte: Bahia Notícias

 MULHER SOFRE FR4TURA NA PERNA APÓS QU3DA EM CALÇADA NO CENTRO DE CAPIM GROSSO

Uma mulher sofreu uma fratura na perna após cair em uma calçada na praça da feira livre no centro de Capim Grosso. De acordo com informações da Guarda Civil Municipal, a vítima tentava subir na calçada quando se desequilibrou e acabou batendo a perna na quina da estrutura, sofrendo uma fratura. Populares que presenciaram o acidente acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou os primeiros socorros e encaminhou a mulher para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Capim Grosso. Mulher sendo socorrida para UPA O caso reacende o debate sobre as condições das calçadas e a acessibilidade para pedestres no município. Segundo relatos de moradores, este não é um episódio isolado. Quedas, escorregões e tropeços em passeios irregulares são frequentes, principalmente nas áreas de maior circulação de pessoas, como a Praça da Feira e as principais avenidas da cidade. Uma caminhada pelo centro é suficiente para identificar a falta de padronização das calçadas, situação que compromete a mobilidade urbana e aumenta os riscos de acidentes, especialmente para idosos, crianças e pessoas com deficiência. Além das irregularidades estruturais, também é comum encontrar calçadas ocupadas por mercadorias, churrasqueiras e outros obstáculos instalados por estabelecimentos comerciais, reduzindo o espaço destinado à circulação de pedestres. A padronização dos passeios públicos é uma medida prevista nas normas de acessibilidade e urbanismo, contribuindo não apenas para a segurança da população, mas também para a valorização do comércio local e a melhoria da mobilidade urbana. O episódio reforça a necessidade de um debate mais amplo sobre a responsabilidade compartilhada entre o poder público e os proprietários de imóveis na manutenção e adequação das calçadas de Capim Grosso. Redação Fr Notícias

 SANGUE-FRIO: HOMEM M4TA SOGRA COM 38 F4CADAS E CONSOLA ESPOSA HORAS DEPOIS COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO

Imagens registradas em frente à residência onde uma mulher de 62 anos foi encontrada morta revelaram uma cena que chamou a atenção dos investigadores em Sertãozinho, no interior de São Paulo. O principal suspeito do crime, identificado como Ygor Felizardo, de 28 anos, aparece abraçando e consolando a própria esposa, filha da vítima, poucas horas após o assassinato. Na ocasião, familiares e amigos acompanhavam os trabalhos das equipes policiais em frente ao imóvel, enquanto Ygor ainda não figurava oficialmente como suspeito nas investigações. O homem chegou a conversar com a imprensa e afirmou que mantinha uma boa relação com a sogra, dizendo não ter conhecimento sobre o que poderia ter acontecido. Com o avanço das investigações, no entanto, a Polícia Civil reuniu elementos que apontaram o envolvimento do suspeito no crime. Ygor foi preso ainda na segunda-feira (15) e, durante um novo interrogatório, confessou ter assassinado a sogra. A vítima, Leonice Aparecida Moscon, de 62 anos, foi encontrada morta dentro da própria residência, onde morava sozinha. Segundo a Polícia Civil, ela sofreu 38 golpes de faca e morreu no local antes de receber socorro. O caso causou grande comoção na cidade devido à brutalidade do crime e à proximidade familiar entre a vítima e o autor confesso. As imagens do suspeito confortando familiares logo após o assassinato também passaram a integrar o conjunto de informações analisadas pelos investigadores. O crime é tratado como feminicídio, e a Polícia Civil segue apurando as circunstâncias e a motivação que levaram ao assassinato. O inquérito policial deverá ser concluído após a coleta de novos depoimentos e demais provas periciais.

Fonte: WATV WEB

BOA NOTÍCIA: JOVEM QUE ESTAVA DESAPARECIDA NA REGIÃO DE JACOBINA É LOCALIZADA POR FAMILIARES
Familiares da jovem Amanda Rampazzo Alexandre, 29 anos, que estava desaparecida em Jacobina respiram aliviados, isso porque, depois de vários dias de buscas finalmente ela foi localizada . Em contato com o nosso portal de notícias um de seus familiares informou que, Amanda entrou em contato com a família informando onde estava. Da pessoa de sair daqui assim que soube das buscas a Amanda ligou para a mãe e disse que estava na cidade de Iguatu. Ela justificou que não conseguiu avisar aos familiares porque quando saiu de Jacobina teria perdido o celular. A jovem teria relatado que foi para um acampamento da região e assim que a avisaram ontem que muitas pessoas estavam à sua procura ela entrou o contato com a família através do celular de um amigo para alívio de todos. Os familiares agradecem a todos que contribuíram na sua localização.

Fonte: Bahia Acontece

 HOMEM É ENCONTRADO M0RTO COM SINAIS DE V1OLÊNCIA EM PISTA DE CAMINHADA DE CAMPO FORMOSO

Um homem foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (19) em uma pista de caminhada localizada na região da Vila dos Sonhos, no município de Campo Formoso, no norte da Bahia. Imagem/Reprodução Segundo informações da Polícia Militar, a corporação foi acionada após a Central de Operações receber uma denúncia informando sobre a presença de um corpo no local. Uma guarnição foi deslocada imediatamente para averiguar a situação e, ao chegar à área indicada, constatou a veracidade da informação. A vítima, um homem ainda não identificado oficialmente, estava caída ao solo e sem sinais vitais. De acordo com os policiais, o corpo apresentava aparentes sinais de espancamento, o que levanta a suspeita de morte violenta. Após a constatação do óbito, a área foi isolada e preservada pela Polícia Militar até a chegada das equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsáveis pela realização da perícia e remoção do corpo. As circunstâncias do crime ainda são desconhecidas. A identidade da vítima e a motivação do possível homicídio serão apuradas durante as investigações conduzidas pela Polícia Civil. O laudo pericial deverá auxiliar no esclarecimento da causa da morte e na identificação dos responsáveis pelo crime.

Fonte: Correio Campoformosense

 ARRAIÁ DO CAPITÃO DEVE TER NOITES DE MUITO FRIO E POUCAS CHANCES DE CHUVA; VEJA A PREVISÃO

Quem está contando os dias para curtir o tradicional Arraiá do Capitão, em Capim Grosso, já pode separar o chapéu de palha, a bota e até um casaco para as noites mais frias. Entre os dias 19 e 23 de junho, período em que acontece uma das maiores festas juninas da região, a previsão aponta para temperaturas agradáveis, clima típico de São João e pouca chance de chuva durante os festejos. De acordo com as previsões meteorológicas, o tempo deve permanecer estável durante a maior parte do evento, com temperaturas variando entre 15°C e 30°C. O cenário é ideal para quem pretende aproveitar os shows, dançar forró e saborear as comidas típicas sem grandes preocupações com o tempo. Confira a previsão para cada dia do evento: Sexta-feira (19): céu parcialmente nublado, com temperatura máxima de 26°C e mínima de 18°C. Há possibilidade de chuva isolada em alguns momentos, mas sem previsão de maiores transtornos. Sábado (20): o tempo deve permanecer firme, com sol entre nuvens. Os termômetros devem marcar máxima de 28°C e mínima de 16°C, criando condições ideais para aproveitar a programação. Domingo (21): haverá aumento da nebulosidade ao longo do dia, mas sem previsão de chuva significativa. As temperaturas devem variar entre 15°C e 30°C.
Segunda-feira (22): o céu deve ficar mais nublado em alguns períodos, porém a chance de chuva permanece muito baixa. A máxima prevista é de 25°C. Terça-feira (23): Dia de São João, a previsão indica muitas nuvens e possibilidade de chuva fraca e passageira. Mesmo assim, não são esperados volumes de chuva capazes de comprometer a festa. As noites devem ser as mais agradáveis, com temperaturas chegando aos 15°C em alguns dias. Por isso, além do traje junino, vale a pena levar um casaco leve para garantir o conforto durante a madrugada. Se a previsão se confirmar, o público encontrará condições ideais para aproveitar cada noite do Arraiá do Capitão. O clima junino promete dar um charme especial ao evento, que todos os anos reúne milhares de pessoas em Capim Grosso para celebrar a tradição, a cultura nordestina e muito forró.

Redação FR Notícias

TRÊS MORREM EM GRAVE ACIDENTE ENVOLVENDO UMA CAMINHONETE E CARRETA NA BR-110

Três morreram em um grave acidente envolvendo uma caminhonete e uma carreta do tipo prancha, na manhã desta quinta-feira (18), na BR-110, altura do km 372, no município de Catu, na Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a colisão ocorreu por volta das 8h. Na caminhonete estavam cinco ocupantes. Três deles morreram no local, enquanto os outros dois saíram ilesos. O motorista da carreta não sofreu ferimentos, mas foi encaminhado para uma unidade hospitalar para avaliação médica. Em razão do acidente, a rodovia foi totalmente interditada nos dois sentidos. O tráfego está sendo desviado pelo acostamento no sentido crescente, operando no sistema pare e siga. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) permanecem no local realizando os trabalhos de resgate, perícia e remoção dos veículos envolvidos. As circunstâncias do acidente serão investigadas. A ocorrência segue em andamento.


Fonte: Aratu On

LULA REAGE A DECLARAÇÕES DE TRUMP E AFIRMA: "NÃO SE META NAS ELEIÇÕES DO BRASIL"

                                                              Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu nesta quarta-feira (17) declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou que o norte-americano não deve interferir nas eleições brasileiras. A resposta foi dada durante entrevista coletiva em Genebra, após Trump comentar o cenário político brasileiro, classificar o país como um local “perigoso politicamente” e questionar a condenação do ex-deputado Eduardo Bolsonaro por coação no processo relacionado à trama golpista. “Por mim, ele pode continuar gostando do Bolsonaro, do pai, do filho, do neto, não tem nenhum problema, é problema dele, afinal gosto não se discute. Agora, não se meta nas eleições do Brasil, porque as eleições do Brasil são um problema do Brasil, como as eleições americanas são problema deles, não meu. Única coisa que quero é respeito pelo Brasil como o que tenho pelos Estados Unidos”, declarou Lula. Segundo o presidente, Trump tem o direito de possuir preferências políticas, mas deve respeitar a soberania brasileira e evitar interferências em assuntos internos do país. Durante a entrevista, Lula também ironizou as críticas feitas pelo líder norte-americano ao sistema eleitoral brasileiro e elogiou o modelo de votação adotado no país. “Eu, na próxima vez, vou levar uma urna eletrônica pra mostrar para ele como é que ela funciona”, afirmou o petista. As declarações acontecem em meio ao aumento das tensões políticas envolvendo aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eduardo Bolsonaro foi alvo de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que formou maioria para condená-lo por coação no curso do processo relacionado à investigação da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O episódio amplia a troca de críticas entre Lula e Trump e adiciona um novo capítulo às discussões diplomáticas envolvendo Brasil e Estados Unidos em meio aos recentes desdobramentos políticos dos dois países.


Fonte: Varela Net


JUSTIÇA RESPONSABILIZA CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA POR MORTES DE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO NA BAHIA
Justiça responsabiliza concessionária de energia por mortes de espécies ameaçadas de extinção na Bahia Crédito: Divulgação
A Justiça da Bahia determinou que a Neoenergia Coelba apresente, em até 30 dias, um plano de adequação da rede elétrica na região de Praia do Forte, em Mata de São João, além de fazer o pagamento mensal de R$ 61.529 ao Ministério Público para custear ações emergenciais de conservação da fauna. Em caso de descumprimento, a empresa estará sujeita a multa diária de R$10 mil. A decisão foi assinada no dia 28 de abril pela juíza Lina Magna Andrade Sena Santos, da 5ª Vara Cível de Mata de São João, e reconhece um problema apontado há anos por pesquisadores e moradores da região: a morte de animais silvestres causada por fios e equipamentos elétricos sem proteção adequada. 
Preguiça-de-coleira-do-nordeste (Bradypus torquatus), ‘em perigo de extinção’ usa os fios como passagem entre fragmentos florestais por Divulgação/ Instituto Preguiça-de-Coleira
Há denúncias relacionadas a duas espécies ameaçadas de extinção, mas a decisão da Justiça diz respeito à preguiça-de-coleira-do-nordeste (Bradypus torquatus), classificada como ‘em perigo de extinção’. Os animais usam os fios como passagem entre fragmentos florestais isolados pela expansão urbana e morrem eletrocutados ao entrar em contato com transformadores desprotegidos. Um levantamento do Instituto Preguiça-de-Coleira aponta cerca de 24 preguiças mortas eletrocutadas na região de Praia do Forte nos últimos três anos, incluindo fêmeas prenhas e lactantes. Dados do Centro de Triagem de Animais Silvestres reforçam o cenário: em 2023, 12 das 92 ocorrências registradas envolveram animais com histórico de choque elétrico. Nos dois primeiros meses de 2024, foram cinco casos em 36 atendimentos. Além disso, laudos do Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade Federal da Bahia (UFBA) confirmaram a causa das mortes, identificando queimaduras profundas e necrose de membros compatíveis com descargas elétricas de média e alta tensão.Um dos episódios citados no processo ocorreu em 18 de setembro de 2025, quando uma fêmea adulta monitorada por microchip e seu filhote, com menos de um mês de vida, morreram eletrocutados em um transformador que, segundo a própria concessionária, já possuía dispositivos de proteção conhecidos como "copinhos protetores". Ao mencionar o caso na decisão, a magistrada afastou a tese de que os episódios seriam eventos fortuitos, destacando que a empresa tinha conhecimento do risco, adotou medidas consideradas insuficientes e não conseguiu impedir novas ocorrências. Área A área afetada possui relevância estratégica para a conservação da espécie. Praia do Forte concentra a maior população conhecida da linhagem norte da preguiça-de-coleira, com densidade quatro vezes superior à observada em outras localidades. Os fragmentos florestais de Camurugipe-Covão, a Refúgio de Vida Silvestre Sapiranga e o Loteamento Quintas do Castelo formam o maior corredor de Mata Atlântica do norte da Bahia. Pesquisadores do Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) demonstraram, por meio de telemetria por GPS e drones termais, que a perda de habitat levou os animais a utilizarem a rede elétrica como rota de deslocamento, tornando os acidentes previsíveis. A ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) após quase dois anos de investigação. O órgão reuniu laudos de necropsia, notas técnicas do Inema, pareceres científicos da Uesc e relatórios do Programa Conecta-Vidas, iniciativa do Instituto Preguiça-de-Coleira voltada ao monitoramento, resgate e conservação da espécie.Segundo os autos, tentativas de acordo extrajudicial com a concessionária não tiveram sucesso. Ao conceder a liminar, a juíza aplicou a Teoria do Risco Integral, segundo a qual, em matéria ambiental, a responsabilização independe da comprovação de culpa quando o dano é constatado e há obrigação de preveni-lo. O valor mensal de R$61.529, que deve ser pago pela concessioária, corresponde a 30% do orçamento do Programa Conecta-Vidas e deverá ser destinado ao Fundo de Defesa dos Direitos Fundamentais do Ministério Público da Bahia, financiando ações de resgate, monitoramento e conservação até que a rede elétrica seja adequadamente adaptada. Além disso, a Neoenergia Coelba deverá apresentar um plano contendo mapeamento georreferenciado das áreas críticas, cronograma de substituição de estruturas desprotegidas e indicadores de eficácia das medidas propostas. Caso contrário, passará a pagar multa diária de R$10 mil. Arara-de-Lear Já em Euclides da Cunha, no semiárido baiano, há outro caso que tem alertado especialistas e ambientalistas: a arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), também listada como ‘Em Perigo de Extinção’, enfrenta situação semelhante. Há registros de animais sendo vítimas de choques em redes elétricas. De acordo com a Associação Jardins da Arara de Lear (JAL), houve crescimento expressivo no número de mortes da espécie. Entre 2008 e 2017, foram registradas apenas quatro ocorrências. A partir de 2018, os casos passaram a aumentar de forma acelerada: nove mortes em 2018, nove em 2019, oito em 2020, 15 em 2021, 46 em 2022, 28 em 2023, 20 em 2024, 48 em 2025 e mais nove até maio de 2026. Ao todo, 196 araras foram encontradas mortas entre 2008 e maio de 2026. Desse total, 151 registros — cerca de 77% de todas as mortes já documentadas — ocorreram apenas entre 2022 e 2026. O impacto se torna ainda mais significativo diante do tamanho reduzido da população da espécie na natureza. Estimativas apontam para aproximadamente 2,5 mil indivíduos vivendo em liberdade. Assim, as mortes registradas por causas consideradas evitáveis representam cerca de 8% de toda a população conhecida da arara-de-lear. A distribuição geográfica dos casos também chama atenção. Euclides da Cunha concentra 140 das 196 ocorrências registradas, o equivalente a 71,43% do total. Entre as principais causas identificadas está a eletrocussão em redes de distribuição de energia. A Neoenergia Coelba foi procurada pela reportagem e ainda não se manifestou. O espaço segue aberto.

Fonte: Correio 24 Horas


MUNICÍPIO BAIANO RECEBE R$ 650 MIL PARA EXECUÇÃO DE AÇÕES DE DEFESA CIVIL

Efeito das chuvas em Jacobina (Fotos: reprodução/ Redes Socais)
O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, destinou R$ 650.487,75 para o município de Jacobina, no Piemonte da Chapada Diamantina, realizar ações de proteção e defesa civil. Medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (18). Jacobina é um dos municípios baianos que estão em estado de emergência por conta das chuvas e devido à gravidade da situação, o Governo Federal determinou a execução do valor em até 180 dias. O momento mais crítico foi no mês de março, quando o estado de emergência foi decretado. Até o dia 6 do mês, o município já havia registrado 230 milímetros de chuva. A forte precipitação fez com que o Rio do Ouro transbordasse, prejudicando diversos cidadão. Mais de 60 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas. O momento mais crítico foi no mês de março, quando o estado de emergência foi decretado. Até o dia 6 do mês, o município já havia registrado 230 milímetros de chuva. A forte precipitação fez com que o Rio do Ouro transbordasse, prejudicando diversos cidadão. Mais de 60 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas.



EM NOTA, LUCIANO ARAÚJO CHAMA ACUSAÇÕES DE VEREADOR DE JACOBINA DE 'FALSAS E LEVIANAS' 

Luciano Araújo rebate vereador de Jacobina e nega interferência em desfiliação
Parlamentar nega interferência em desfiliação partidária e apresenta áudio de secretário-geral da legenda que aponta indícios de falsidade material em carta de anuência. Parlamentar nega interferência em desfiliação partidária e apresenta áudio de secretário-geral da legenda que aponta indícios de falsidade material em carta de anuência. A polêmica gira em torno do processo de desfiliação partidária de Juliano Cruz do partido Solidariedade. De acordo com Luciano Araújo, na época dos fatos mencionados, ele sequer integrava os quadros da legenda, já tendo se filiado ao Avante anteriormente. “Não possuía qualquer interesse, atribuição ou competência para interferir ou me envolver em questões internas do Partido Solidariedade”, afirmou o deputado na nota. Para sustentar sua defesa, o deputado estadual divulgou notas oficiais emitidas pelo Solidariedade Nacional. De acordo com a Executiva Nacional do partido, a legenda apresentou uma contestação formal junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) após identificar indícios de falsidade material em uma suposta carta de anuência atribuída ao presidente nacional da sigla, o deputado federal Paulinho da Força. O partido informou que o documento — utilizado para fundamentar o pedido de desfiliação por justa causa do vereador — não segue os padrões institucionais e apresenta uma assinatura incompatível com a do dirigente partidário. Diante da gravidade, o Solidariedade instaurou um incidente de falsidade documental e solicitou à Justiça Eleitoral a realização de uma perícia grafotécnica, além do envio do caso ao Ministério Público Eleitoral (MPE). Além disso, a legenda ressaltou que o parlamentar jacobinense já havia formalizado sua filiação ao União Brasil antes mesmo da data contida no documento questionado. Áudio de Secretário-Geral Nacional Luciano Araújo também compartilhou um áudio enviado a ele pelo secretário-geral nacional do Solidariedade, Luiz Antônio Adriano da Silva. Na gravação, o dirigente confirma que a direção nacional foi intimada sobre o processo e estranhou a autenticidade do documento. “Nós recebemos essa intimação que trata da anuência de desfiliação de um vereador lá de Jacobina e a gente não está reconhecendo a veracidade e autenticidade dessa assinatura do Paulinho. Esse pedido não passou por nós”, diz o secretário-geral no áudio. Ele acrescentou que o partido utiliza apenas assinaturas digitais e papel timbrado oficial para esse tipo de procedimento, o que não ocorreu no caso do documento apresentado pelo vereador. Disputa eleitoral em Jacobina Em sua nota, Luciano Araújo lamentou a postura de Juliano Cruz e atribuiu os ataques a motivações eleitorais, apontando que o vereador se posiciona como seu adversário político e pré-candidato ao mesmo cargo nas eleições de 2026.“ Tal conduta revela uma estratégia política de baixo nível, voltada exclusivamente a macular minha honra e minha imagem perante o eleitorado”, declarou o deputado, afirmando que mantém seu trabalho focado no município de Jacobina ao lado da prefeita Valdice Castro. A reportagem do Jacobina 24 Horas busca contato com o vereador Juliano Cruz para registrar sua versão dos fatos. O espaço permanece aberto para as manifestações da defesa.


Fonte: Jacobina 24 Horas

COPA DO MUNDO 2026: VEJA QUAIS SELEÇÕES JÁ AVANÇARAM E QUAIS ESTÃO ELIMINADAS                                                         Foto: ...