POLÍTICA: QUAL RUMO DEVE TOMAR A OPOSIÇÃO DE CAPIM GROSSO?

há aproximadamente um ano do processo eleitoral que definirá os novos gestores dos 5.568 municípios do país, as movimentações políticas seguem a todo vapor na maioria dos municípios brasileiros. Em Capim Grosso não é diferente, e nos bastidores já existem articulações para a escolha do nome da oposição, que possivelmente enfrentará o atual gestor Sivaldo Rios, nome dado como certo á candidato para a reeleição. No campo da oposição, a surpreendente mudança de domicílio eleitoral do ex-prefeito Itamar Rios, para Quixabeira, sua terra de origem, até então maior liderança política oposicionista em terras capim-grossenses, teria pegado todos de surpresa. Sua saída repentina deixou um vácuo a ser preenchido pelas demais lideranças políticas adversárias a atual gestão. As apostas sobre quem herdará o posto de potencial “Líder Maior”, da oposição capim-grossense já estão sendo lançadas. Os nomes mais falados pelos eleitores contrários à atual gestão, continuam pairando sobre Aderbal, Ribeiro, Samoel e Titininho, nomes esses que participaram do pleito eleitoral anterior e continuam sendo lembrados por parte da população. O euforismo por parte dos líderes políticos oposicionistas com a saída do páreo, do ex-prefeito Itamar Rios, contrasta com a inexistência de um nome consolidado entre os pares. Entretanto, uma coisa é certa. A possibilidade da união de todos os quadros da oposição, num possível embate contra o atual prefeito Sivaldo Rios, é real. Segundo um líder da oposição, ele relata que com Itamar dentro do jogo, dificilmente a oposição teria chance de marchar todos juntos. Dra Andréia pode ser a candidata com chances de unir a oposição? Nos últimos dias o nome da ex-candidata Andreia Andrade, vem movimentando os bastidores e ganhando força como um possível quadro que poderá unir a oposição e concorrer ao pleito no enfrentamento com o atual gestor. Vale lembrar que Andreia já tem um vasto histórico político, que se iniciou desde quando era a então primeira dama do município, quando na ocasião era casada com o prefeito Itamar Rios. As atuações nas funções de secretária de Ação Social e Saúde, e o seu bom trato com á população quando era primeira dama, os credenciou para assumir a candidatura de prefeita faltando menos de um mês para as eleições de 2016, assumindo assim a vaga deixando pelo esposo, então candidato impedido pela justiça. No contexto de competitividade, os aliados de Dra Andreia, vēem nela um grande potencial, tendo em vista a expressiva votação no pleito de 2016, que mesmo com menos de 30 dias de campanha, ela conseguiu obter 44,02% dos votos válidos, somando um total de 7.380 eleitores, sendo derrotada na ocasião para a Dra Lydia Pinheiro, que obteve 54,16% dos votos válidos. Quanto a confirmação de quem será o candidato ou candidata oposicionista na eleições do ano quem vem, isso ainda é uma incógnita e muitas águas ainda estão para rolar debaixo da ponte. Enquanto isso, os nomes dos possíveis, seguem misturados dentro do tabuleiro. Seguindo com essa indefinição, segue o questionamento: Será que agora toda a oposição enfim marchará juntas no intuito de derrotar o prefeito Sivaldo Rios, que segue bem avaliado em sua gestão, apesar de caminhar com um calo no pé, chamado Hospital? Os próximos meses serão cruciais para oposição do município, e as vindouras articulações servirão para determinar o nível de competitividade das eleições de 2024.
Blog do Ril de Beto
Nenhum comentário:
Postar um comentário