MULHER COM DEFICIÊNCIA MENTAL É VÍTIMA DE GOLPE DA “TROCA DE CARTÕES” EM QUIXABEIRA-BA 

Na última semana de fevereiro, uma mulher identificada pelo pré-nome Valdirene, diagnosticada com deficiência mental, foi vítima do golpe conhecido como “troca de cartões” na cidade de Quixabeira-BA. O crime ocorreu há aproximadamente duas semanas, na Avenida Jovito Sousa Novais, mas só foi descoberto no sábado (1º/03), quando a vítima tentou utilizar seus cartões bancários e percebeu que haviam sido trocados.  

O Fato

Segundo relatos de familiares, a vítima, que possui laudos médicos comprovando sua condição psiquiátrica há mais de três décadas, foi abordada por uma mulher desconhecida que oferecia “garrafadas” – remédios caseiros tradicionais. Utilizando técnicas de persuasão, a golpista convenceu a vítima a acompanhá-la até outro local para finalizar a suposta venda do produto, onde a apresentou a um homem de pele branca, aparentando ter mais de 40 anos. De acordo com um sobrinho da vítima, que prefere não se identificar, a criminosa aproveitou-se da vulnerabilidade de sua tia para aplicar o golpe. “Ela seduziu minha tia com a promessa de um remédio caseiro e, no momento do pagamento, furtou seus cartões bancários, substituindo-os por cartões falsos, sem que ela percebesse”, relatou. Os três cartões trocados que ficaram com a vítima tinham a inscrição “Cartão Diversão”. Ainda segundo os familiares, a ação dos criminosos prosseguiu entre os dias 22 e 24 de fevereiro, período em que realizaram diversas compras com os cartões, ultrapassando o valor de R$ 2 mil. 

Técnica do Golpe

A técnica utilizada pelos criminosos já é conhecida pelas autoridades. O golpista solicita o cartão da vítima, disfarça a troca e, em um momento de distração, devolve outro cartão semelhante, geralmente um de loja ou um cartão bancário inválido. A descoberta do crime foi facilitada pela condição de saúde da vítima, o que aumentou a preocupação dos familiares quanto ao uso indevido dos cartões nesse período. O caso foi registrado na Polícia Civil, que investiga o ocorrido e orienta a população, especialmente idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, a nunca entregar cartões bancários a desconhecidos e sempre conferir se o cartão devolvido é realmente o seu. Para denunciar casos semelhantes, entre em contato com a delegacia, virtual ou presencialmente.

Fonte: Blog do Ril de Beto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 EMPRESÁRIO BAIANO É PRESO EM OPERAÇÃO INTERNACIONAL CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS NO ATLÂNTICO  O empresário baiano  Marcelo Zollinger Filho ,...