GOVERNO VAI COLOCAR MAIS ETANOL NA GASOLINA PARA EVITAR ALTA DE PREÇOS 

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou, nesta quarta-feira (25), elevar, a partir de 1º de agosto, o percentual de mistura do etanol na gasolina de 27% para 30% e, no caso do biodiesel, subir de 14% para 15% a mistura do etanol. Foto: Ricardo Stuckert / PR As medidas visam a auxiliar o país a enfrentar possíveis altas no preço do petróleo em razão do conflito militar entre Irã e Israel. O Irã é um dos principais produtores mundiais de petróleo, refinado para produção de combustíveis fósseis. A reunião extraordinária foi realizada no Ministério de Minas e Energia, que preside o CNPE, e contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O conselho, que reúne representantes de 16 ministérios, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da sociedade civil e de instituições de ensino, assessora o governo na definição de políticas da área. Repercussão A Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) celebrou a decisão. Segundo o grupo, a medida fortalece a segurança energética e alimentar dos brasileiros. “Em meio a tantas incertezas no cenário internacional, que afetam preços e causam instabilidade nos mercados, a decisão do governo brasileiro promove a soberania nacional, ao tempo em que garante a expansão de investimentos na ordem de R$ 200 bilhões; impulsiona a transição energética, reduz a emissão de gases estufa, além de estabilizar os preços da cadeia de proteínas”, afirmou a Frente. Cessar-fogo Após 12 dias de confronto, os Estados Unidos anunciaram um cessar-fogo entre Israel e Irã. O cessar-fogo entrou em vigor na madrugada de terça-feira (24). Nas primeiras 24 horas, não houve bombardeios intensos, mas o clima seguiu tenso, com trocas de acusações e declarações de vitória dos dois lados. O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que ambos os países violaram o acordo momentaneamente. Segundo autoridades dos dois países, cerca de mil pessoas morreram e mais de 3 mil ficaram feridas.

Fonte: G1 e TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MOTO FURTADAS DURANTE O ARRAIÁ DO CAPITÃO É RECUPERADA PELA GUARDA MUNICIPAL DE CAPIM GROSSO