FIM DA TRANSALVADOR? GUARDA MUNICIPAL PODE PASSAR A ADMINISTRAR O TRÂNSITO DE SALVADOR
Projeto de Lei busca reforçar o efetivo da Transalvador em vista da demanda do trânsito da capital | Divulgação / Transalvador
Tramita na Câmara de Salvador (CMS) uma proposta que pode dar novas atribuições à Guarda Municipal de Salvador. Segundo o Projeto de Lei Nº 73/2026, os agentes de segurança municipais poderão passar a exercer a função de coordenar o trânsito de Salvador. A função é atualmente desempenhada pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Segundo o texto, de autoria do vereador Maurício Trindade (PP), a Guarda Municipal ficaria responsável por fiscalizar, autuar e coordenar a operação de trânsito. “Fica a Guarda Civil Municipal de Salvador (GCMS) autorizada a exercer, de forma concorrente com a Superintendência de Trânsito de Salvador (TRANSALVADOR), as competências de fiscalização, autuação e operação de trânsito, nas vias e logradouros públicos municipais. A competência de trânsito conferida à GCMS abrange, sem prejuízo das atribuições da TRANSALVADOR [...]”, diz um trecho do documento. Segundo o vereador, em justificativa sobre o projeto, o objetivo de autorizar a GCMS não tem o objetivo de competir com a Transalvador, mas sim reforçar a atuação do órgão municipal com a demanda do trânsito de Salvador. Segundo afirmou, essa proposta busca contribuir com a proteção da vida no trânsito da capital. “A fiscalização do trânsito em Salvador enfrenta desafios de escala e abrangência. O Órgão Executor, embora tecnicamente capacitado, possui um efetivo limitado para cobrir toda a extensão territorial do Município e atender a todas as demandas. A atuação da GCMS no trânsito municipal visa a proteção da vida, a redução do sofrimento e a diminuição das perdas”, afirmou Maurício.

Fonte: BNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  MEC DIVULGA NOTAS DAS ESCOLAS NO ENEM 2025; CONFIRA O RANKING DAS 20 MELHORES DA BAHIA O Ministério da Educação (MEC) divulgou os microdad...